boa maneiras

boas maneiras…

se eu te trato com simpatia eu estou querendo sair com vc?

ERRADO!

eu só estou sendo simpática

se eu sou educada, estou a fim de você?

ERRADO!

eu fui ensinada a ser educada com as pessoas, com os animais, com as plantas, até com as pedras.

já perceberam um pouco do que se trata né?

“ó Deus dai-me paciência pois se me der forças eu mato um”. esse tem sido o meu mantra nos últimos anos… principalmente em escola, faculdade, laboratório, festas na casa de amigos…

e aviso é um assunto longo…

mas o que são boas maneiras?

meu namorado responderia automaticamente que é comer de garfo e faca, com a aboca fechada sem fazer barulho e abrir a porta do carro e não me deixar andar na beirada da rua, não arrotar e não falar palavrão na frente de pessoas ou muito novas ou mais velhas uns 10 anos que nós. é dizer bom dia, boa tarde, obrigado pro favor, com licensa, é chamar de senhor e senhora.

ele não está errado mas, a resposta não está completa. eu acho que boas maneira engloba você tratar a outra pessoa, se um estranho a sua mãe, da maneira que você gostaria de ser tratado.

hoje em dia entretanto, temos vivido uma inversão de valores, mas francamente, em muitos casos a culpa é das próprias pessoas que deveriam nos dar educação. quantos filhos e filhas já fizeram um favor para seus pais (mesmo que fosse uma obrigação) e já receberam um obrigado ou um elogio em troca? eu mesma tive uma discussão ferrenha com meu pai certa vez porque ele não quis dizer por favor ao me pedir para pegar umas sacolas de mercado. tudo bem que fosse obrigação minha ajudar meu pai com o peso que era a comida que iria me alimentar e porque ele era meu progenitor, mas a pergunta que ficou martelando na minha cabeça era: ” qual é o erro de ser educado com uma pessoa que convive com você?”

os mais velhos acham que falar por favor é implorar, obrigado só pode ser usado de maneira sarcástica. você só vai usar essas palavras com seus filhos se tiver visita em casa. adivinha quem aprende isso? nós, os filhos! a verdade é que no brasil, pelo menos nas camadas mais pobres, ser educado com seu filho é demonstrar fraqueza, flata da manutenção de hierarquia. a educação é reservada para estranhos.

mas como de grão em grão a galinha enche o papo… vamos crescendo com uma série de valores distorcidos. aquilo que eu gosto de chamar de educação hipócrita. ai a ma~e e o pai falam pro filho que gosta de uma pessoa da escola. seja educado, seja bonsinho pra ela gostar de você. Sabe porque eles dizem isso? Porque eles usaram do mesmo artificio várias vezes para “impressionar”. Só somos ensinados a ser educados para fazer tipo, não para nossa edificação como ser humano. ai é onde ouvimos as seguintes frases: ” antes de casar, fulano não fazia isso…”, ” eu só fui descobrir isso depois que casei”, ” ih… namorado era uma maravilha, casado é esse porcaria…”.

bem, eu acho que boas maneiras é sim não causar a vergonha alheia em um restaurante, em um ônibus, em um cemitério, no céu ou no inferno. acho que boas maneiras é ajudar a limar a carregar, a montar a desmontar o que quer que seja, sendo você XX ou XY e é claro respeitando os limites de seu corpo ( você não pode esperar que um asmático te ajude a encher bolas só com o ar de seus pulmões…). eu acho que boas maneiras é ajudar um pessoa a travessar a rua, é levantar para uma pessoa idosa, um deficiente uma grávida um gestante ou até mesmo um pessoa jovem/adulta que trabalhou e/ou estudou o dia inteiro e você passou o dia na praia, mesmo que você esteja com uma criança de 5 anos pra cima em um transporte coletivo, isso vai ensinar o bom exemplo a ele também ( mesmo que você não esteja em um assento preferencial). é ser educado e oferecer ajuda quanto a uma direção sem ficar encarando o decote alheio ou a bunda alheia e mesmo estado com muita pressa.

é ser gentil com sua namorada, com sua mãe, com seu pai, com seu irmão, é lavar a louça sem reclamar, e não deixar sua mãe, irmã namorada avó tia que acabou de pintar as unhas lavar a louça ( mesmo de luva o esmalte sai). é ajudar um passarinho que está cansado e não consegue voar para a árvore mais próxima…

agora ser educada, ter boas maneiras, não é estar dando em cima de alguém, não se humilhar para alguém…

pensem nisso!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s